Pular para o conteúdo principal

Como ajudar o seu filho ou aluno a ter sucesso?

Quando temos um pensamento recorrente só temos duas opções: buscamos alguma distração até que ele suma ou encaramos e damos conta. 
Já eram 2h da manhã e eu ainda tentando organizar meus pensamentos. Pra começar a coordenar essas ideias me fiz a seguinte pergunta: como ajudar o  filho ou aluno a ter sucesso?  E mais essa: como ajudar o filho ou aluno a fazer boas escolhas na vida? Posso dizer como mãe, sem medo de errar, que nossa expectativa é sempre essa - que nossos filhos acertem, que tenham sucesso. Hoje, mais do que nunca, as famílias estão emprenhadas no bom desempenho e superação de seus rebentos a fim de alcançarem o sucesso.



Pois é aí que esbarramos no primeiro grande obstáculo. 

Qual é o conceito de sucesso? 






Ter dinheiro, muito dinheiro? Ter um excelente emprego? Chegar à chefia da empresa? Ter fama? Ter empregados, funcionários ou bajuladores ao redor? Isso tudo passa longe da definição adequada de ser bem-sucedido. 
Venha comigo!



Chega um momento na vida dos filhos, e posso incluir nossos alunos, que eles farão escolhas que se refletirão diretamente no desenrolar das suas vidas. Cada vez mais terão autonomia, cada vez mais também serão expostos a todo o tipo de caminhos. 




De cá, ficamos na torcida para que acertem o alvo, para que ponham em prática aquilo que ensinamos, para que usem os parâmetros que demos ao longo do caminho e façam a coisa certa. Mas para isso precisamos estar no caminho com eles, nessa jornada de aprendizagem que começa desde muito pequeno.





E será que nossas escolhas têm sido realmente boas em relação aos nossos filhos? 



Intelectual e fisicamente, creio que sim, na grande maioria dos casos. Lutamos para dar o melhor estudo, os melhores cursos de idiomas - e quando não dá pra ser o melhor, pelo menos o melhor que podemos -, atividades esportivas e físicas para complementar, etc. Tudo isso passa inevitavelmente pela escolha dos pais. 


Na área emocional já temos um pouco mais de dificuldade em acertar de primeira, mas ao menos nos preocupamos com seu equilíbrio emocional e estamos atentos para isso. Hoje vejo muito mais crianças indo a psicólogos que antigamente. 

Agora, quando tratamos das escolhas na área espiritual é muito comum ouvir: isso é uma escolha dele e eu não posso orientá-lo ou conduzi-lo. Não tem algo estranho nisso?



Na verdade, conduzi-los à Verdade (João 14.6), é acertar no alvo em cheio. Somos referência para eles, filhos e alunos. Seria diferente na questão espiritual? Mas, assim como nas outras áreas, precisamos ajudá-los em sua formação. Onde estão nossas crianças e pré-adolescentes? Estudando para ter um bom emprego, exercitando-se para ter uma boa saúde, cuidando-se emocionalmente para ter equilíbrio e inteligência emocional, indo à Igreja para aprender e se alimentar espiritualmente, se relacionar e servir ao próximo.

Voltemos às perguntas: como ajudar seu filho ou aluno a fazer boas escolhas na vida?  Levando-os a Cristo, o único que é capaz de nos dar vida em abundância, hoje e eternamente!

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Sl 1.1-3

Como ajudar o seu filho ou aluno a ter sucesso?
Essa resposta está no Salmo 112, que vale ser lido e relido para que não seja esquecido.

As boas escolhas são semeadas na infância e colhidas ao longo de uma vida.

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca


Comentários

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.