Pular para o conteúdo principal

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook:

"Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence
a alguém que não está!"


Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto.

Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo.

No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog de Renato Alves (gostei do blog!!!), temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo:
(...), para que o hábito de marcar textos não se transforme numa confusão de riscos coloridos, o ideal é que o leitor trabalhe com a seguinte premissa:


SE O TEXTO PRECISA SER MARCADO, ENTÃO SIGNIFICA QUE DEVE SER MEMORIZADO
Se todas as vezes que o leitor decidir marcar um texto, ele também optar por memorizar, provocará em sua memória o estimulo fundamental, isto é, ele a colocará para funcionar. Eis algumas perguntas que o ajudarão a selecionar o que deve ser marcado e também garantir a fixação do conteúdo em memórias de médio ou longo prazo.

1 – Explique: Por que este texto é importante?

2 – Como posso aplicar este conhecimento em minha rotina?

3 – Se eu tiver que explicar para outra pessoa, como seria?

4 – E qual é a melhor estratégia para memorizar este texto?


Enfatizo que o segredo da memorização está em realmente tentar responder estas perguntas e não simplesmente tomar conhecimento. A atitude faz toda a diferença! Por exemplo: para a última questão, sugiro simplesmente reler o texto que seria marcado e explicá-lo como se estivesse dando uma aula.

Só depois de cumprir estas etapas pegue a caneta colorida e marque o texto. Mas, ao fazê-lo tenha em mente que o objetivo da marcação foi proporcionar um retorno mais rápido numa consulta ao texto. E que tal consulta não seja pelo fato de não lembrar exatamente o que estava escrito, mas para simplesmente mostrar a alguém ou utilizar em alguma forma de trabalho. (Renato Alves)

Agregando a memorização à marcação o resultado fica ainda melhor.

Agora, não vale sair sublinhando tudo pra dizer que você é um(a) estudioso(a) da Palavra!!

Abraços,
Roberta

Comentários

Oi Roberta! Parabéns por seu blog! Jah estou seguindo. Eu tenho tenho um blog, se vc quiser segue aí: www.abencoassora.blogspot.com. Bjus!
Oi Roberta! Parabéns por seu blog. Jah estou seguindo! Eu tb tenho um blog, se quiser segue tb: www.abencoassora.blogspot.com. Bjus!