Pular para o conteúdo principal

LITERATURA

Vamos montar uma biblioteca para os seus alunos?
Siga o passo a passo!

Passo 1:
Primeiro você confeccionará um expositor para os livros . Os livros infantis precisam ser vistos de frente já que, na sua grade maioria, não possuem lombada com o título e autor devido à sua pouca espessura.
Avesso




Para fazer minha biblioteca usei TNT, que é um tecido bem barato. Eu o utilizei dobrado para reforçar:






Corte o tecido do fundo e depois as tiras para os bolsos onde ficarão os livros.
Passe na costura reta de acordo com as fotos.


Eu penduro o meu expositor de livros em qualquer lugar que seja bem visível e à mão dos alunos. Uso esses prendedores de papel grandes, que aguentam muito bem o peso. Veja:



Passo 2:
    Agora vamos confeccionar o caderno-registro. Nele deverá constar: Título do livro, nome do aluno que levará o livro, telefone de contato, data do empréstimo e data da devolução. Também pode constar o número do registro do livro de acordo com a catalogação do acervo.

Esse é um modelo para impressão. 

Passo 3:
      Hora de selecionar o acervo! Você pode contar com a ajuda da igreja, dos pais e dos alunos para adquirir os livros da biblioteca de classe. Faça um caderno-registro simples com os livros, revistas, Bíblias ilustradas e outro tipo de material impresso que estará disponível para empréstimo.




 Combine prazos de devolução e atraia seus “leitores” sempre com novidades. Veja aqui nesta página, no próximo artigo, sugestões de títulos. Como nosso objetivo é desenvolver o gosto pela leitura juntamente com a sedimentação dos princípios bíblicos, precisamos ser criteriosos na escolha.



Passo 4:
       Registre cada livro no caderno de acervo para que você tenha controle de cada livro pertencente à biblioteca.
Esse é um modelo para impressão. 


E... voilá!!!


Esta é a biblioteca que confeccionei para as crianças e juniores do Departamento Infantil da Igreja Presbiteriana de Ramos - IPB, em 2014. Ela ficava pendurada em um varal.



 Agora, mãos à obra!

Abraços e divirtam-se,
Roberta Leonardo Fonseca
https://www.facebook.com/semeandonocaminho/



Livros e pré-adolescentes combinam?
Sou verdadeiramente apaixonada pelos livros. Não é à toa que fiz minha especialização na área da Literatura Infanto-juvenil. Mas será que é possível despertar o pré-adolescente para a leitura?

Sabemos que os pré-adolescentes passam por uma fase bem peculiar. Se compreendermos um pouco do seu mundo, dos seus conflitos e dos gostos particulares do nosso grupo de alunos ou filhos, temos uma grande chance de oferecer o tipo de literatura certa.


Todo “legítimo” pré-adolescente sonha acordado, é curioso por excelência, apresenta um espírito investigativo e aventureiro – claro que sempre há exceções. Devemos aproveitar essas características para lhe mostrar os grandes heróis da Bíblia, oferecer interessantes biografias de missionários (do passado e contemporâneos) e literatura de qualidade (porque nem tudo é literário) com uma cosmovisão (visão de mundo) cristã.

Estes são alguns de meus títulos favoritos:
  • Conte-me a história, Conte-me os segredos, O cordeirinho manco, Pequenos presentes nas mãos de Deus e O presente de Jacó - Max Lucado (Editora Cultura Cristã) 
  • Sidney e Norman: um conto sobre dois porcos - Phil Vischer Sidney (United Press)


Nenhum livro deve tomar o lugar da Bíblia, mas as histórias desses livros poderão introduzir ou reforçar alguns princípios bíblicos. Nos próximos dias postarei algumas ideias para a leitura conjunta de livros da Bíblia pelos juniores

Um projeto interessante é a organização de uma biblioteca de classe, com títulos adequados à faixa etária. Você pode contar com a ajuda da igreja, dos pais e dos alunos para adquirir o acervo. Faça um caderno-registro com os títulos dos livros, revistas, Bíblias ilustradas e outro tipo de material impresso que estará disponível para empréstimo. Combine prazos de devolução e atraia seus “leitores” sempre com novidades.

Mas não ofereça nenhum livro que você não tenha lido ou que não tenha sido recomendado por alguém de muita confiança! Tenho certeza que você também irá se apaixonar por esse mundo da literatura e descobri que existem muitos livros cristãos de boa qualidade.

Abraços,


Mais doce que o mel...
    Nesse último dia do ano gostaria que seus olhos se enchessem de beleza assim como os meus estão. Fiquei encantada com o trabalho e as aquarelas de uma nova amiga, que por enquanto só conheço virtualmente, com os quais tive o prazer de ser presenteada.
Compartilho com vocês um pouco do trabalho de Alice e da Editora Mais Doce que o mel:






"(...) por meio dos livros, cartões e toda linha editorial que produzimos , esperamos transmitir, de coração para coração, os valores cristãos em que acreditamos. Que vínculos afetivos sejam estabelecidos, amizades , famílias fortalecidas e muitas crianças cresçam amando e confiando em Deus, vivendo assim vidas cheias de significado, construindo uma sociedade mais forte, mais justa e feliz."  (Ed. Mais Doce que o mel)








Alice produz também literatura infantil com cosmovisão bíblica e para evangelismo de crianças. Aqui estão alguns dos  títulos disponíveis: O menino triste, A grande árvore e A menina que sonhava em ser princesa.


As ilustrações originais são pintadas em aquarela por Alice Gotardelo Delage. 

Entre em contato com a Alice ou com a editora para obter informações sobre esse precioso material em Contatos , por e-mail ou pelos telefones em sua página.

Abraços e um abençoado 2017 para você e sus família!




    TOP 1!

    Confira a postagem TOP 1!

    Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

    Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.