
Olho para trás e me pergunto: o que aconteceu? E, assim, passam-se os anos e, fazendo uma retrospectiva, quantas coisas foram deixadas para lá e nem mesmo damos conta dos porquês.
Mas, diante de nós, eis que um novo ano surge! Fato! E é claro que faremos planos. Mas a experiência nos mostra que precisamos ficar atentos em relação às medidas que tomaremos para alcançar tais objetivos. Eles não se realizarão sozinhos só porque estão na primeira folha de nossas agendas. Vai por mim, não mesmo! Temos que nos preparar para muitas decisões que serão tomadas, algumas frustrações pelo caminho e inúmeros obstáculos. De forma bem especial, temos que ter em mente a verdade que encontramos no livro de Provérbios 16.1: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. E essa verdade não deve nos desanimar. Pelo contrário, ela nos tranquiliza em relação à cooperação do Senhor o tempo todo a nosso favor. Mesmo que isso signifique algo bem diferente dos nossos planos originais. Deus sempre tem um caminho melhor. Ele sabe da história toda e nós só a conhecemos parcialmente.
Uma boa maneira de começarmos a nossa lista é em oração, colocando o nosso tempo nas mãos de Deus, nossos recursos, nossos talentos, nossa formação. Que o Senhor dirija as nossas novas metas. E, creia, aprendemos em todo o processo, mesmo que o nosso alvo não venha a ser alcançado em sua plenitude. Dedique sua vida e seus propósitos nesse ano para viver uma vida plena no exercício do verdadeiro cristianismo, como nunca vivido anteriormente. Zele pela disciplina dos exercícios espirituais e coloque seu relacionamento com Deus num patamar acima! A construção do quebra-cabeça de um novo ano não tem como dar errado assim. Tudo que será planejado a partir desse posicionamento não tem como falhar, apesar de eventualmente sair de forma bem diferente do imaginado.
Dessa maneira, sabendo que Deus tem a resposta - sim ou não - para os nossos projetos, tenhamos liberdade de sonhar, de traçar novos rumos e objetivos, para Sua glória! Só assim nossos dias valerão a pena, só assim haverá propósito na labuta do dia a dia.
Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca
Comentários