Pular para o conteúdo principal

Eram três amigas: arrogância¹, prepotência² e egolatria³...


Fiquei aturdida essa semana com os rumos do nosso País. Como disse a minha filha, é como se estivéssemos mergulhados num livro de História enquanto tudo está acontecendo. O ministério e os grampos telefônicos fizeram que a população saísse às ruas. Nesse ponto você pode estar pensando: mas esse blog não é destinado a tratar do ensino da Palavra de Deus para pré-adolescentes? Sim, esse é o propósito! Como eu digo aos professores de juniores, não podemos fechar os olhos aos acontecimentos, pois eles nos dão excelentes oportunidades de reflexões com nossos alunos e filhos. E se temos perguntas, a Palavra tem as respostas!

Retomando o título desta postagem, observando os fatos que nos cercaram esses dias, fui levada a alguns pensamentos. Se o nosso telefone estivesse grampeado e isso vazasse para a imprensa, o que ouviríamos nos telejornais de hoje? Deu um frio na barriga só de pensar? Será que teríamos que ir a público para pedir perdão por conta do teor de nossas conversas? Você parou para pensar nisso? O que tem saído dos lábios poderia ser posto na TV para que todos ouvissem? Se a resposta for não, temos que repensar nossas atitudes diante desse fato. Pode ser que a arrogância, a prepotência e a egolatria, sutis amigas e tão presentes nesse século, estejam relacionadas a essa atitude.

O salmista já orava: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Sl 19.14) Não só as palavras que saem da nossa boca, mas o que se passa no nosso interior precisa agradar a Deus, pois mesmo que nossas conversas não estejam expostas na TV, o Senhor as vê!!! E se palavras levianas saem do nosso coração para os lábios, para as mensagens nos celulares, para os teclados de computador, contaminam quem está ao redor, influenciam negativamente opiniões, manipulam e destroem...




       Que grande estrago fizeram as palavras de sarcasmo, escárnio e de trama vindas ao nosso conhecimento. Todas expostas! Hoje temos uma outra visão das pessoas que as proferiram. Mas elas já estavam diante de Deus antes da imprensa. As nossas palavras também!



Meditemos no que diz Paulo aos Romanos:
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.
Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:1-21
 
       Que tudo isso nos sirva de reflexão e nos leve a submeter cada parte do nosso viver aos padrões de Deus, com a ajuda do Seu Santo Espírito, para que em tudo seja ELE glorificado através de nós e em nós!

O Senhor nos ajude!

Abraços,

Roberta Leonardo Fonseca



¹ arrogância - ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio
² prepotência - abuso do poder ou de autoridade; opressão, tirania, despotismo.
³ egolatria - amor exagerado pelo próprio eu; culto de si mesmo; egotismo.

Comentários

Unknown disse…
Muito bom e bem propício para nossa atualidade. Deus continue te iluminando!
Anônimo disse…

Maravilhoso e atualisadissimo.
Valeu, Maria Alice e Anônimo!!!
A intenção é sempre fazer com que coloquemos em prática com os nossos alunos e filhos a cosmovisão bíblica. Precisamos levá-los a refletir sobre os acontecimentos com base nos princípios que eles têm aprendido na Bíblia. Esse é nosso grande desafio!
Lídia Castro disse…
Muito bom Roberta, ao ler o artigo sobre redes sociais, segui a indicação e cheguei aqui! Parabéns pela reflexão!

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.