Pular para o conteúdo principal

Não pegue emprestado! Isso pode ser perigoso!


Isso mesmo!!! O título pode ainda não fazer muito sentido porque eu não falei mesmo do que se trata. Mas posso lhe garantir: é extremamente perigoso pegar emprestado os olhos dos outros. 

Pegar algo emprestado  de forma geral já é uma coisa que nos faz correr algum risco, mas pegar os olhos de alguém é realmente danoso!!!

Você acha que essa história ficou ainda mais sem sentido? Deixe eu explicar o que ando pensando esses dias. Quero dizer por "pegar os olhos dos outros emprestados" o criar um conceito sobre uma pessoa ou situação a partir das impressões e falas dos outros. 


Já aconteceu com você  de construir uma imagem completamente distorcida de alguém ou de um fato por ter baseado suas conclusões nas opiniões de alguém, que não lhe deu nem a chance de fazê-lo por si só? Comigo já!


Sempre me impressiono com o poder de um olhar, para o bem e para o mal.


No livro de Mateus, no famoso sermão do monte proferido por Jesus, vemos uma passagem particularmente interessante sobre esse assunto. Em Mateus 6.22 e 23 lemos o seguinte texto:


"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!"


Interessante como esse texto aparece entre duas passagens nas quais Jesus fala sobre dinheiro e idolatria. A tradução da palavra "bons", referindo-se aos olhos, é literalmente sinceros ou generosos!  Em contrapartida, os "olhos maus" é uma metáfora para mesquinhez e inveja¹. 

Temos assim um melhor entendimento do que o texto diz. 


O nosso olhar pode estar comprometido com a sinceridade e generosidade ou com a mesquinhez e a ganância. Dessa forma interpretamos os fatos e as pessoas que nos cercam. E quando o fazemos através de um olhar alheio, de impressões e informações de terceiros sobre o que não vimos e não ouvimos diretamente, podemos ter uma distorção da realidade. Isso é extremamente nocivo. 



Por isso a palavra de Deus sempre nos incentiva a perceber todas as coisas e reter somente o que é bom, a não se sentar em rodas de escarnecedores e a falar apenas o que edifica². 




Não devemos acolher o que nos chega aos ouvidos como um relatório de opiniões de A ou de B, mesmo que a intenção seja boa. Meu pai tinha um ditado sobre boa intenção... você deve conhecer!


Suspeite de quem tem sempre uma opinião negativa e uma palavra ácida a respeito dos outros. Não se engane: sobre você não será diferente. 




Como filhos de Deus, embaixadores de Cristo, dependamos do Senhor para isso! Perceba você, procure se aproximar e conhecer as pessoas, mantendo o seu olhar bom, pois isso lhe trará bons frutos. Não se importe se os outros acham que tem a síndrome de Pollyanna


As nossas salas de aula estão repletas de desafios e oportunidades de ensinarmos esse princípio, compartilhado pelo próprio Jesus. No nosso dia a dia as circunstâncias se apresentarão para nós e nossos alunos, e poderemos aplicar o que temos compreendido sobre as verdades bíblicas.

Cultivemos no nosso meio, no meio do corpo de Cristo, um bom olhar, que gere boas conversas e um bom convívio, para glória de Deus!
Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca


¹Segundo o Comentário Bíblico Vida Nova

² Referências
1Ts 5:21, 22 julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal.
Salmos 5:9 Na boca deles não há palavra sincera, suas mentes tramam continuamente o mal. Suas gargantas são como um túmulo aberto, e com suas línguas seduzem e enganam.
Efésios 4.29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem. 

³Pollyanna - saiba mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pollyanna

Comentários

Gegê Arruda disse…
Excelente! Devemos praticar.
Esse é o nosso grande desafio, e só contamos realmente com a ajuda de Deus!Mas Ele é especialista em coisas difíceis... Bjim

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.