Pular para o conteúdo principal

Diorama da Ressurreição


O diorama é uma modalidade de maquete da qual representa algum tipo de situação. Em outras palavras, é um espaço cênico de tamanho normalmente reduzido que serve para representar realidades diversas em três dimensões, como presépios, episódios históricos, hábitats naturais, espaços urbanos, etc.





O propósito destas circunstâncias tridimensionais é duplo: facilitar o ensino de um tema no campo acadêmico e, paralelamente, comunicar uma ideia através de um formato divertido.


Aquele que observa um diorama visualiza uma cena que representa uma realidade. Pode-se dizer que estas maquetes são úteis pedagogicamente desde que venham acompanhadas de uma explicação sobre seu conteúdo."

Fonte: https://conceitos.com/diorama/



Então, encontrei na internet a cena descrita de Marcos 16.1-7 num diorama:
1   Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus. 
2   No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, 
3   perguntando umas às outras: “Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro?”
4   Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida.
5   Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita e ficaram amedrontadas.
6   “Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. 
7   Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão, como ele disse.”          Marcos 16. 1-7


O que você precisará para montar um diorama para contar os acontecimentos do Domingo da Ressurreição?
  • Modelo em PDF (link abaixo)
  • Impressora
  • 4 folhas de tamanho A4 durinha
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis de cor

Baixe o arquivo em PDF em preto e branco   e imprima.
Pinte e recorte as peças. Ou imprima o PDF colorido. Monte o diorama observando as indicações das letras para a colagem.

Esta é uma ótima atividade para se fazer em família, dividindo tarefas e trabalhando em equipe e colaboração.

Um excelente domingo da Ressurreição em família para cada um de nós!

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca
@semeandonocaminho




Comentários

Val disse…
Você é uma benção em nossas vidas Roberta! Deus te cubra cada dia mais com sabedoria e graça!

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.