Pular para o conteúdo principal

Pra começo de conversa...

A classe de pré-adolescentes é pra lá de especial. A fase da vida em que se encontram nossos alunos traz muitas dúvidas e ansiedades. É uma fase de verdadeiras e visíveis transformações. Em meio a isso, chegamos nós, com um monte de informações a transmitir em apenas algumas horas de aula por domingo. Diante dessa realidade nos deparamos com mútuas frustrações: de um lado a do professor, que não consegue atingir o seu objetivo, e de outro o pré-adolescente, que não vê sentido em nada disso. Esse é o nosso grande desafio! Nessa hora precisamos acionar o freio de mão e parar para avaliar e refazer nossa rota. Pois é isso que proponho nesse primeiro post, fazer uma pausa para reflexão do rumo que tem tomado nossas aulas de EBD.
Um texto que costumava usar no Curso de formação de professores de EBD, e que nos provoca a refletir sobre o nosso papel em sala de aula, é o que se segue abaixo:

"Pai, me ajuda a olhar! "
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar!”
Eduardo Galeano, in “O livro dos abraços”
Isso já é um bom começo.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns, vamos somar ideias! Lena.

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.