Pular para o conteúdo principal

O que ensina esmere-se no fazê-lo...

Romanos 12.7
Voltando de um treinamento em Vitória (IPVitória), antes de entrar na minha louca rotina – mas já em meio a uma obra que começou hoje no meu apartamento – consegui finalmente escrever!
Gostaria de compartilhar algo que acho essencial ao professor de EBD ou de DI e gostaria que lesse com carinho e atenção.
Assim como a pregação do pastor no púlpito requer tempo de preparo, meditação e oração, a lição que será ensinada à sua classe também precisa ser preparada da mesma forma pelo professor de EBD.
O livro do professor, quando utilizamos o material de alguma editora, é apenas um roteiro de aula e serve como ferramenta para auxiliar e facilitar essa preparação, mas não pode ser utilizado como única fonte de sua consulta. A Bíblia deve ser lida e os textos sugeridos em cada lição servirão de referência para a meditação do professor. Em oração vem a capacitação do Espírito Santo e a iluminação do texto, primeiramente para o seu coração.
O apoio pedagógico deve ser preparado com dedicação, pois serve de ligação entre o mundo que acriança vive e as verdades bíblicas a serem compreendidas. É um facilitador da aprendizagem.
Como sugestão, separe um dia da semana, se possível bem no seu início, no qual ainda poderá fazer uma boa avaliação da aula anterior e verificar o que precisa ser reforçado ou melhorado. Você terá tempo suficiente para providenciar o material que será utilizado e preparar o recurso visual da semana. Peça ao Senhor que lhe dê criatividade e amor para essa missão.


Busque soluções e troque ideias com os professores mais experientes!



A sua organização e consciência em relação à importância desse trabalho de ensino da Palavra de Deus no Departamento Infantil da igreja definirá o tipo de aula que será ministrada.

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca
@semeandonocaminho

Comentários

Welton Tico disse…
Roberta, muito obrigado pela sua dedicação e esmero em ensinar-nos a cumprir nosso ofício.
Excelente texto para lembrar, a nós que estamos à frente de EBD, quanto temos que nos dedicar para o que fomos chamados.
Abraços.
Tico
Obrigada, Tico. Às vezes, na correria da nossa rotina, perdemos um pouco o foco e o propósito. E isso é primeiro pra mim! Que façamos o que estiver ao nosso alcance, com amor e dedicação, pois tudo é para a glória de Deus.
Bjs na turma toda! Saudade de vocês...
Eliane Mendes da Silva disse…
Eliane Mendes, de Travessão de Campos.
Obrigada, querida irmã,por todo amor, dedicação e paixão por este ministério. Por em meio a correria ainda ter tempo de se preocupar conosco.Eu tenho dado o melhor de mim, mas, sei que ainda posso melhorar.
Abraços.
Eliane
Valeu, Eliane!
Melhorar sempre é o meu lema! E aprender... tem sempre um jeito novo para fazer das nossas aulas uma GRANDE experiência! O saber move o professor e o compartilhar nos deixa feliz!
Abraços,
Roberta

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.