Sempre é tempo de avaliarmos nossas ações pedagógicas e fazer os ajustes necessários para que tenhamos os nossos objetivos em sala de aula alcançados. Com o pré-adolescente, quanto mais seguros e conscientes estejamos dessas ações, bem como do conteúdo a ser trabalhado, mais resultados teremos. Veja as dicas abaixo, relembre e aplique-as:
- Estabeleça metas individuais. Isso permite que os alunos desenvolvam seu próprio critério de sucesso.
- Emoções positivas melhoram a motivação. Se você pode tornar alguma coisa engraçada ou emocionante, sua turma tende a aprender muito mais.
- Demonstre por meio de suas ações que o aprendizado pode ser agradável.
- Desperte no aluno o desejo de aprender.
- Dê atenção. Mostre ao aluno que você se importa com o progresso dele. Ser indiferente a um aluno é um poderoso desmotivador.
- Negocie regras para o desenvolvimento do trabalho.
- Mostre como o conteúdo pode ser aplicado na vida real.
- Explique sempre os objetivos da atividade.
- Em vez de recriminar respostas ou atitudes erradas, reconheça o trabalho bem feito.
- Sempre que possível ofereça opções de atividades.
- Seja flexível ao ensinar. Apresente exemplos para estimular a reflexão.
- Use recursos visuais, como desenhos, fotos, gráficos, objetos.
Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador.
Fonte: Revista Nova Escola. Agosto, 2000 (novaescola.abril.com.br)
Abraços,
Roberta
Comentários