Pular para o conteúdo principal

Juniores 2017

Você também é desses que acha que o ano só começa depois do Carnaval? Nada disso! É hora de dar início às transformações da sua sala de aula – ou do ambiente em que você dá aula - para o início da EBD 2017.





         Então, mãos à obra!!!




O primeiro passo é desentulhar o local das aulas. Quem gosta de estar num lugar desorganizado e cheio de coisas inúteis? Tire tudo o que é desnecessário ou que não tenha mais utilidade nesse momento. Peça autorização e ajuda da coordenação para descartar ou remanejar esse material para outro espaço. Retire também tudo que tiver relação com a unidade anterior para que a sala esteja preparada para a próxima unidade de estudo.






  Um passo muito importante é fazer com que a sala tenha a identidade dos seus alunos. Para os pré-adolescentes não podemos planejar um visual com características infantis. Você pode utilizar cores, formas, estampas e letras modernas que imprimam dinamismo e leveza na identidade visual. Gosto de baixar fontes diferentes para variar as letras de cartazes, mural, informes, etc. (exemplos aqui)




Trabalhando o Salmo 19.14




       
              Costumo usar papel criativo com cores vibrantes ou cartolina colorida. Procure reutilizar materiais reciclados para expositores de versículo, perguntas do Catecismo para Crianças ou fotos dos alunos.



Alguns pontos importantes na hora de realizar as mudanças:
· tornar a sala um espaço confortável e agradável
· incentivar a participação dos alunos na transformação
· utilizar criativamente os móveis e equipamentos
· permitir que haja uma área de livre circulação
· contar com a ajuda dos alunos para manter a sala organizada e atualizada


Confira também algumas soluções para sua sala de aula em Um "Up" no visual 2.

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca

Comentários

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.