Pular para o conteúdo principal

Um "Up" no visual!

Já inaugurado este espaço de troca de ideias selecionei um assunto que pode dar início às transformações de suas aulas de EBD: a sala de aula – ou o ambiente em que você dá aula.

O ambiente de sala de aula pode ser um lugar estimulante e agradável, mesmo sem muitos recursos financeiros. O professor só precisa usar a sua criatividade e, com as informações adequadas, verá que implantar algumas mudanças é bem mais simples do que se pensa. O primeiro passo é fazer com que a sala tenha a identidade dos seus alunos. As ilustrações e textos dos alunos podem ser expostos em murais na parede da sala e renovados sistematicamente. Um mural de cortiça ou um varal com fios de náilon servirá de suporte.


Algumas perguntas poderão nortear as mudanças necessárias dentro da sua realidade:
·     Como posso tornar a sala em espaço confortável e informal?
·     De que maneira posso incentivar a participação dos meus alunos na transformação?
·     Como posso utilizar criativamente os móveis e equipamentos, evitando uma sala cheia de coisas desnecessárias?
·     Que mudanças na posição do mobiliário me permitirão uma área de livre movimentação?
·     Posso contar com a ajuda de meus alunos para obter uma sala mais organizada e atualizada?

Não realize nenhuma mudança radical sem a devida autorização!


Dica: Aproveite o espaço disponível com criatividade, como os centros de interesse.
Os centros de interesse são lugares separados dentro da sala de aula para execução de atividades específicas. Você poderá utilizar essas atividades na recepção dos alunos, ao término da aula ou como atividade que complementará a lição.

Aceite o desafio e planeje logo como transformar o visual de sua sala, tornando-a mais funcional e atraente!

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca

Comentários

Gostei,Roberta!!
o blog esta muito legal
beijocas

TOP 1!

Confira a postagem TOP 1!

Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.