Pular para o conteúdo principal

CENTRAL DE IDEIAS


Lapbook

Seus alunos estão cansados de realizar sempre a mesma atividade de revisão?
Então inove e use os lapbooks. Lapbook é uma ferramenta de revisão imediata feita pelo aluno para registrar e relembrar o conteúdo aprendido de uma maneira divertida e criativa!
Vamos entender como trabalhar com esse material:


  • Primeiro, você seleciona o assunto e separa os conteúdos que serão trabalhados em partes.Cada parte do lapbook é desenvolvida em uma aula. 
  • O aluno desenvolverá o seu próprio lapbook, e todos receberão a mesma parte por vez para ser recortada, dobrada, desenhada ou escrita no seu lapbook. 
  • O professor acompanhará e orientará todo o processo de criação para que a informação esteja correta, mas sem interferir no desenvolvimento da criação.
  • No fim do mês ou do trimestre, o lapbook estará concluído e poderá ser levado para casa.

Você precisará de cartolina e papel colorido para esse trabalho. Veja:

Os mini-books compõem o lapbook
Você encontra as peças do Lapbook do Catecismo para Crianças prontas para impressão e uso imediato no PagSeguro. Veja a descrição deste lapbook AQUI.

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca



Pinterest
Vocês já ouviram falar do Pinterest? 


 Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinterest)


      Para mim é um lugar maravilhoso de pesquisa e inspiração para novos projetos de trabalho com os juniores! Queria sugerir que você desse uma olhada por lá. É muito fácil se inscrever e baixar o APP no celular.
      Vou deixar aqui o link da minha Pasta EBD no Pinterest pra você conferir as ideias que já colecionei por lá.




Divirta-se!!!

Abraços,
Roberta Leonardo Fonseca


Recurso para contar histórias

Ouvi uma história muito engraçada contada por tia Sissi, no último treinamento em que estivemos juntas, em São José do Rio Preto. Ela contou que tinha um único fantoche para contar as histórias bíblicas. Então, contou a história de Abraão com o fantoche. Na semana seguinte a história era a de José. Ela pegou o mesmo fantoche para contar a história. Mas, quase que imediatamente após a apresentação de “José”, uma criança a interrompeu dizendo: Ah, tia, esse aí não é José não. Esse é o Abraão. Pois e, nada escapa aos nossos pequeninos.

No caso do pré-adolescente o recurso do fantoche pode não ser o mais indicado, mas sim o uso de bonecos. Eles mesmos poderão fazer, com sua orientação, os personagens da história que irá contar.

Aprendi a fazer esse boneco em uma oficina de contação de histórias na Casa da Leitura, em Laranjeiras. Você só precisa de jornal, cola ou fita adesiva:

  • Faça 2 bastões com folha ½ de jornal cada um.
  • Enrole, começando por uma das pontas, até ficar resistente, e cole a ponta no final. Estes 2 bastões servirão para fazer os braços e as pernas (figuras 1 e 2).
  • Com outra metade de folha de jornal faça uma bola e coloque sobre outra metade aberta (figura3).
  • Embrulhe a bola, passando fita adesiva no “pescoço” do boneco e deixando as pontas soltas (figura4).
  • Una a cabeça ao corpo (braços e pernas) com fita adesiva (figura 5). Dê o acabamento adequado com fita adesiva.
  • Os bonecos poderão ser caracterizados com papel colorido, tecido, lã, canetinha, etc.

Trabalhe sempre com criatividade, tendo segurança no texto da história, emoção para envolver seus alunos do começo ao fim.

Abraços,
Roberta



MQV Jr - Gente que crê e faz

Essa página foi aberta no intuito de compartilhar novas ideias a respeito do trabalho com juniores na EBD - Escola Bíblica dominical. A revista MQV Jr é publicada pela Editora Cultura Cristã e teve o seu currículo totalmente refeito. Nessa fase, escrevi duas dessas revistas: Davi em altos e baixos  e Gente que crê e faz. É sempre um grande desafio escrever para pré-adolescentes e não foi diferente para mim nesses dois projetos. Na primeira revistsa os juniores estudam a vida de Davi, inclusive a questão do adultério. E como é delicado para nós tocarmos em alguns aspectos da vida de Davi, não é? Mas a proposta é não colocar panos quentes em nada, até porque, eles são extremamente questionadores - e isso é muito bom. A segunda revista fala sobre profetas bíblicos e profecias, e foi para mim igualmente desafiadora.



 Recebi pelo Facebook, através da minha amiga Marcia, a informação de um projeto fantástico realizado pelos pré-adolescentes da IPManancial, em São Mateus - ES. Eles utilizaram a revista Gente que crê e faz. Marcia Barbutti é editora da MQV, entre outras publicações, e uma de suas filhas, a Alice, está nessa classe de juniores. Ela relatou essa experiência de sucesso no encerramento da revista, e eu não poderia deixar de compartilhar com vocês:

"Roberta essas são as fotos da aula que os juniores deram para os adolescentes. Para cada profeta eles usaram uma técnica (maquete, filmagem, power point, argila...) Foi show de bola. Foi o encerramento da sua revista. (...) Eles amaram a revista e fizeram um bom trabalho." (Márcia)




Turma de adolescentes na classe dos juniores. Os juniores passaram a tarde do sábado arrumando a sala e os detalhes para aula de domingo.







Adolescentes e os juniores.
A professora Marialice (blusa azul com colar de flores rosa) foi a idealizadora do projeto.










Este é o Alessandro mostrando através de uma maquete a visão de Ezequiel e as águas purificadoras 






 Ele foi colocando as árvores para mostrar a mudança que as águas fizeram.









A aplicação foi show de bola dizendo da mudança que Deus pode fazer em nossa vida







Vivian e Alice estão mostrando a vida de Daniel usando a técnica de teatro de sombras

 Daniel e os leões











Para falar de Habacuque, a turma cantou a música "Ainda que a figueira não dê o seu fruto"











Para falar sobre João Batista, a Luana mostrou seu álbum de fotos e depois o "álbum de fotos" de Joao Batista.










Para falar de Malaquias, os juniores preparam um vídeo mostrando atitudes erradas em relação ao culto (um pastor que está mais preocupado com futebol do que com a pregação),...
 
...uma pessoa do louvor que está pensando em outras coisas e não vê a hora de acabar e ainda uma pessoa que está mensagem de texto no celular durante o culto.



    Pra terminar, teve uma gincana com perguntas sobre o Maior Profeta - Jesus!


Mais fotos...  
MQV Junior - IP Manancial São Mateus ES

Professora Marialice (idealizadora do projeto)
Cartaz do kit visual
Mural com a linha do tempo

Painel de presença



Cartazes


(Legendas By Márcia)

Parabéns à professora Marialice e aos queridos juniores da IP Manancial de São Mateus! Que o Senhor continue abençoando suas vidas, usando-os para ensinar a Palavra de Deus e comunicar com tanta dedicação a mensagem do Senhor Jesus!
Que vocês inspirem muitos outros pré-adolescentes, adolescentes e professores por esse Brasilzão!
Se você também tem usado de criatividade no trabalho com pré-adolescentes, nao guarde só pra você. Compartilhe e abençoe a vida de muitos professores que, como você, aceitaram essa missão de pregar o evangelho aos juniores, ok?
Abraços,
Roberta

Postagens mais visitadas deste blog

O que temos cantado com as nossas crianças?

Esse é um assunto que tem me incomodado bastante e há muito tempo: música. Sempre que dou um treinamento para professores, especialmente de juniores, me perguntam se tenho alguma sugestão de cânticos. E quando paramos para analisar as letras de algumas músicas (não as chamaria de louvores) que são cantadas com as crianças na igreja a coisa fica realmente preocupante. Não nos sobram muitas opções.
Se nossa intenção é realmente levar nossas crianças ao conhecimento de Cristo, da Sua redenção e do viver para Ele, precisamos que todas as ações planejadas apontem para Sua glória. Isso inclui as músicas!!!
Como resposta a essa demanda, apresento o Projeto Verso e Som: versículos bíblicos cantados, desenvolvido pelo Pr. Carlos Daniel. Achei a iniciativa incrível!
São 52 versículos, vários estilos musicais e tudo de graça!

"Boas notícias

Olá, queridos. Recebi de Deus o privilégio e a honra de colocar música em 52 versículos da Bíblia. Convidei alguns amigos e gravamos as canções. A ideia é …

Novidade: Lapbook do Catecismo para Crianças

Catecismo para Crianças



Que tal usar o Catecismo para crianças com seus alunos e filhos? 
Quem já participou da oficina "Como trabalhar com juniores e pré-adolescentes" conheceu uma ferramenta utilizada para trabalhar e fixar conceitos chamada Lapbook


No intuito de melhor sistematizar os conceitos básicos da fé cristã, preparar nossos pré-adolescentes para a profissão de Fé (IPB) ou batismo, criei o Lapbook do Catecismo para Crianças. Ele foi lançado no Congresso Nacional Mãos e Coração, em Brasília, em novembro!
O Lapbook do Catecismo para Crianças é composto por 50 perguntas e respostas  e suas respectivas referências, para serem trabalhadas pelo professor, compreendidas, debatidas memorizadas e registradas pelo aluno, ou filho, no lapbook.  (http://www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismo_criancas.htm).

Além de ser utilizado em sala de aula, Lapbook do Catecismo para Crianças pode ser utilizado no culto doméstico, e cada pergunta ser trabalhada durante uma semana. O Rev.…

O que ensina esmere-se no fazê-lo...

Romanos 12.7 Voltando de um treinamento em Vitória (IPVitória), antes de entrar na minha louca rotina – mas já em meio a uma obra que começou hoje no meu apartamento – consegui finalmente escrever! Gostaria de compartilhar algo que acho essencial ao professor de EBD ou de DI e gostaria que lesse com carinho e atenção. Assim como a pregação do pastor no púlpito requer tempo de preparo, meditação e oração, a lição que será ensinada à sua classe também precisa ser preparada da mesma forma pelo professor de EBD. O livro do professor, quando utilizamos o material de alguma editora, é apenas um roteiro de aula e serve como ferramenta para auxiliar e facilitar essa preparação, mas não pode ser utilizado como única fonte de sua consulta. A Bíblia deve ser lida e os textos sugeridos em cada lição servirão de referência para a meditação do professor. Em oração vem a capacitação do Espírito Santo e a iluminação do texto, primeiramente para o seu coração. O apoio pedagógico deve ser preparado com de…